Experiêcias pedagógicas com as novas ferramentas digitais

 

 

 

 INTRODUÇÃO

 

 A UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR

 

Nos anos 70 a informática começou a ser utilizada para fins pedagógicos, devido ao aparecimento e a popularização do microcomputador. A utilização do computador na educação espalhou-se também em consequência do desenvolvimento das linguagens de computação que ficaram mais simples e mais próximas da linguagem que usamos no cotidiano o que facilitou o seu uso por iniciantes, que aprendiam o básico sobre computação. Na educação o computador é empregado de forma que o aluno aprende a usa-lo no que se refere á educação, sendo utilizado como maquina de ensinar, para transmitir e fixar conteúdos em pequenos passos, como na instrução programada e também como uma nova tecnologia que tem o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e familiarizar o jovem aprendiz com uma nova tecnologia. As tecnologias fazem com que o aluno se torne mais autônomo. Hoje em dia o uso de ferramentas tecnológicas avançadas está sendo cada vez mais presente na educação. O computador e seus recursos vêm ocasionando várias discussões referentes à sua eficácia ou não para a educação escolar. A escola tem utilizado tais instrumentos como meio pedagógico para otimização do processo educativo. Algumas escolas fazem uso da tecnologia para fixar os conteúdos todos os dias após as aulas regulares, utilizando salas de computação para que os alunos reforcem tudo o que acabaram de aprender na aula. Esta é uma excelente forma de aprendizagem, pois, os alunos gostam muito das tecnologias e para eles é um momento muito instigante, eles tem prazer em trabalhar com os computadores e desta forma o processo de ensino-aprendizagem se torna muito mais eficaz.

 

 

 TECNOLOGIA EDUCACIONAL

 

A tecnologia educacional estuda as diferentes técnicas de se aprimorar o fazer pedagógico englobando diversas soluções para cada situação de aprendizagem. Não se pode confundir tecnologia educacional com máquinas ou programas de computação apenas. A tecnologia educacional se apoia nos recursos didáticos que são os diversos meios e materiais utilizados tanto para o professor quanto para o aluno para assim facilitar a aquisição de novos conhecimentos.

Um exemplo bem legal de uma tecnologia educacional é o LABVIRT – (Laboratório Didático Virtual), que é uma iniciativa da Universidade de São Paulo – USP, que atualmente é coordenado pela Faculdade de Educação. Nele você pode encontrar simulações feitas pela equipe do LabVirt a partir de roteiros de alunos de ensino médio das escolas da rede pública; links para simulações e sites interessantes encontrados na Internet; exemplos de projetos na seção “projetos educacionais” e respostas de especialistas para questões enviadas através do site que trabalha especificamente com ás áreas da Física e Química.

 

 FERRAMENTAS DIGITAIS

 

As ferramentas digitais auxiliam no processo de ensino – aprendizagem, pois, ampliam as possibilidades do professor dentro da sala de aula, favorecendo a construção do conhecimento do aluno de modo mais dinâmico e interativo. Essas estratégias metodológicas são alternativas eficazes para o melhor desenvolvimento do educando se utilizado para fins realmente didáticos. É necessário que o profissional de educação seja qualificado, possuindo no mínimo o básico de conhecimento tecnológico possível para melhor manuseio das ferramentas e para que dessa forma, ele possa otimizar sua pratica pedagógica.

O professor tem a sua disposição uma serie de ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem tais como:

  • Teleconferência – Permite que um especialista esteja em contato com telespectadores das mais diversas e distantes regiões do mundo.
  • Videoconferência – Possibilita o encontro de várias pessoas localizadas em espaços diferentes. (exemplos: reuniões; aulas; apresentações de trabalhos e etc.).
  • Chat ou Bate-papo – Permite que todos os participantes interajam expressando suas ideais de forma livre.
  • Lista de discussão – Cria online grupos de pessoas que debatem sobre um assunto que tenham interesse.
  • Correio Eletrônico / e-mail – Este recurso permite a interação entre aluno/professor e aluno/ aluno.
  • Internet – É um recurso dinâmico, atraente, atualizado, de fácil acesso, que permite a transmissão de som e imagem em tempo real. Além das facilidades interativas, através da internet, tem-se acesso ao conhecimento de ponta, como também o acesso à biblioteca do mundo.
  • Fórum – Recurso que permite a diversos usuários a coparticipação em uma atividade discursiva em tempo e espaços diferenciados.

Essas ferramentas incrementam a prática pedagógica do professor. Contudo, é importante seja utilizada de maneira coerente, a fim de que, garanta a eficácia na construção do conhecimento.

 

 RECURSOS ELETRONICOS

 

Uma pesquisa realizada em fevereiro de 2011 pelo portal britânico de educação, que traduzido em português se apresenta como Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento Tecnológico, divulgou as cem mais importantes ferramentas digitais. Citarei neste trabalho apenas as nove primeiras, são elas:

  • Twitter: Podem-se encontrar grupos dedicados a educação;
  • Youtube: Site de hospedagem de vídeos nele pode-se encontrar documentários, palestras, imagens e vídeos antigos sobre quase tudo;
  • Google Docs: Ferramenta do Google que simula um escritório virtual nele encontra-se editores de texto, planilhas, programas que fazem slides show entre outros;
  • Delicious: Repositório de links e páginas interessantes na internet;
  • Slideshare: Possibilita publicação de slides sobre aulas, arquivos e documentos;
  • Skype: Permite a comunicação de qualidade através do computador com educadores de todo o mundo;
  • Google Reader: Ferramenta que auxilia a informação;
  • WordPress: Ferramenta que possibilita a criação de blogs;
  • Facebook: Plataforma que também é voltada para os interesses educacionais, através das comunidades sobre o tema.

Esses recursos apresentados, entre outros têm por objetivo aprimorar e complementar a pratica docente, deixando de lado métodos obsoletos aplicados em sala de aula que prejudica o rendimento dos alunos contemporâneos.

 

 COMUNICAÇÕES SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS

 

Existem dois tipos de comunicações que nos permitem acessos diferentes são as síncronas e assíncronas. Nas comunicações síncronas o emissor e o receptor estão em sincronia antes da comunicação iniciar e permanecem em sincronia durante a transmissão, ou seja, essa comunicação é realizada em tempo real, exigindo uma participação simultânea. Exemplos de ferramentas síncronas: chat ou bate papo; videoconferência; skype e etc. Já nas comunicações assíncronas a comunicação não acontece em sincronia temporal, por tanto ela é realizada em tempos diferentes, não exigindo a participação simultânea, ou seja, o transmissor e o receptor não estão ou não precisam estar em sincronia. Mas existem desvantagens neste tipo de comunicação, por exemplo, quando nós utilizamos o e-mail podemos ficar dias e dias sem resposta. Exemplos de ferramentas síncronas: e-mail; fórum de discussão; blogs; youtube entre outros.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

O uso das tecnologias hoje em dia está sendo cada vez mais utilizadas na educação, desde as séries primárias até os níveis mais altos como, por exemplo, o pós-doutorado. Podemos compreender que a tecnologia pode auxiliar o estudante diariamente em seu desenvolvimento intelectual. As ferramentas digitais quando bem empregadas podem maximizar a construção do conhecimento dos alunos e pode também facilitar o trabalho do professor fazendo com que suas aulas sejam mais dinâmicas e instigantes. O professor que faz uso da tecnologia em seu trabalho docente com certeza está mais próximo de seus alunos, principalmente dos mais jovens que estão desde muito cedo fazendo uso das novas tecnologias. A tecnologia está presente no nosso dia a dia e tentar lutar contra isso é um grande desperdício de tempo, pois, a mesma é uma realidade que não podemos ignorar então o melhor a se fazer é aliasse a ela, passando a vela como nossa parceira no processo de ensino-aprendizagem.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


janeideestrela

Just another WordPress.com site

Diário de uma Pedagoga

Um diário público como você nunca viu

%d blogueiros gostam disto: